Docente: Prof.ª Margareth Lobato
Discentes:
Elizeth
Guilherme de Freitas Leal
Muriel
Natam Gonçalves Fonseca
Título
do Projeto: A
escrita da voz amordaçada: o bullying no ambiente educacional
- Problema Identificado
A prática do bullying nos ambientes
educacionais através dos impactos sentidos pela vítima.
- Solução Proposta
Colher relatos de vítimas do
bullying, destacando o tipo de violência sofrida bem como as ações e os efeitos
provenientes do ocorrido a fim de expor em grupos de trabalho com crianças e
adolescentes. Em outras palavras, a proposta é relacionar a escrita sobre a
prática do bullying por parte das próprias vítimas de tal modo ressaltando o
escrever sobre, por um lado, como válvula de escape dessa prática de violência
física e mental na escola e, por outro lado, como oportunidade de levantamento
de debates e conversas sobre o assunto.
- Ações necessárias
●
Elaborar
projeto de pesquisa.
●
Realizar
reuniões.
●
Determinar
ações de cada um.
●
Elaborar questionários para aplicar.
●
Buscar
voluntários para responder os questionários.
●
Conversar
sobre os resultados obtidos.
●
Visitar
instituição para propor um debate a partir dos questionários respondidos.
●
Realizar
debate entre pré-adolescentes sobre bullying a partir da leitura dos
questionários respondidos por vítimas dessa prática em um ambiente educacional.
●
Conversar
sobre situações, como é tratado pela instituição educacional, vivências e
possíveis soluções.
●
Elaborar
Relatório Final.
●
Apresentar
os resultados em Comunicação Oral no Seminário de LPT.
4. A divisão de tarefas
- Equipe – Apresentação Seminário
LPT
Reuniões e determinação de tarefas
Elaboração Projeto de Pesquisa
Elaboração Relatório Final
Elaboração Apresentação Slides
- Guilherme – Visita à instituição de educação
Conversa
e debate com grupo de pré-adolescentes sobre bullying
-Elizeth– Convocação de todos os
voluntários e parceiros;
Elaboração parcial da Apresentação de Slides;
Elaboração parcial da Apresentação de Slides;
- Muriel - convite aos adolescentes
e crianças do bairro para participar;
- Natam - Convite aos conhecidos que
passaram por tais situações (família e amigos).
5. Resultado
5.1 - Questionários
- Os dados obtidos expõem que todos
os entrevistados sofreram casos de violência física e/ou verbal caracterizadas
como bullying. Nenhum deles relata uma tomada de atitude por parte dos
responsáveis pela instituição educacional capaz de solucionar pronta e
definitivamente o caso ocorrido bem como prevenir novas ocorrências.
5.2 – Debate
- A conversa com os pré-adolescentes
foi bastante proveitosa com muitas colocações interessantes que reforçam os
dados do questionário. No entanto, o debate também permitiu às crianças expressarem
espontaneamente seu entendimento sobre o assunto, suas vivencias assim como
apresentaram suas próprias concepções de solução para solucionar de modo mais
eficaz o assunto.
- Todos relataram vivencias tanto
pessoais, quanto de amigos, quanto de colegas de sala ou de escola sobre casos
de bullying.
- Agressão verbal muito frequente,
mas também vários relatos de agressão física. Maiores motivos dizem respeito a
casos entre meninas por causa de namorados, mas também por causa do peso –
tanto acima quanto abaixo da média – e da etnia.
- Relataram que há muitas palestras
e conversas na escola sobre isso, mas eles se sentem muito distantes daqueles
que estão realizando essas tarefas.
- Não observam mudanças nos casos
específicos que presenciam.
- Propõem grupos de trabalhos que
continuamente visitem a escola ou mantenham contato com a turma a fim de
evitar, orientando bem como cuidar das vítimas.
Parabéns pela pesquisa👏👏👏👏
ResponderExcluirO assunto abordado na pesquisa realmente precisa de muita atenção, tanto dos educadores quantos dos familiares e amigos daquele que sofre bullying. Adorei a pesquisa!
ResponderExcluir