sexta-feira, 6 de julho de 2018

Relatório Final - LPT "A escrita da voz amordaçada: o bullying no ambiente educacional"

Relatório Final – Projeto LPT
Docente: Prof.ª Margareth Lobato
Discentes: Elizeth
Guilherme de Freitas Leal
Muriel
Natam Gonçalves Fonseca
Título do Projeto: A escrita da voz amordaçada: o bullying no ambiente educacional
  1. Problema Identificado
A prática do bullying nos ambientes educacionais através dos impactos sentidos pela vítima.
  1. Solução Proposta
Colher relatos de vítimas do bullying, destacando o tipo de violência sofrida bem como as ações e os efeitos provenientes do ocorrido a fim de expor em grupos de trabalho com crianças e adolescentes. Em outras palavras, a proposta é relacionar a escrita sobre a prática do bullying por parte das próprias vítimas de tal modo ressaltando o escrever sobre, por um lado, como válvula de escape dessa prática de violência física e mental na escola e, por outro lado, como oportunidade de levantamento de debates e conversas sobre o assunto.
  1. Ações necessárias
       Elaborar projeto de pesquisa.
       Realizar reuniões.
       Determinar ações de cada um.
        Elaborar questionários para aplicar.
       Buscar voluntários para responder os questionários.
       Conversar sobre os resultados obtidos.
       Visitar instituição para propor um debate a partir dos questionários respondidos.
       Realizar debate entre pré-adolescentes sobre bullying a partir da leitura dos questionários respondidos por vítimas dessa prática em um ambiente educacional.
       Conversar sobre situações, como é tratado pela instituição educacional, vivências e possíveis soluções.
       Elaborar Relatório Final.
       Apresentar os resultados em Comunicação Oral no Seminário de LPT.
4. A divisão de tarefas
- Equipe – Apresentação Seminário LPT
                 Reuniões e determinação de tarefas
     Elaboração Projeto de Pesquisa
                 Elaboração Relatório Final
                 Elaboração Apresentação Slides
- Guilherme – Visita à instituição de educação
                        Conversa e debate com grupo de pré-adolescentes sobre bullying
-Elizeth– Convocação de todos os voluntários e parceiros;
                       Elaboração parcial da Apresentação de Slides;
- Muriel - convite aos adolescentes e crianças do bairro para participar;
- Natam - Convite aos conhecidos que passaram por tais situações (família e amigos).

5. Resultado
5.1 - Questionários
- Os dados obtidos expõem que todos os entrevistados sofreram casos de violência física e/ou verbal caracterizadas como bullying. Nenhum deles relata uma tomada de atitude por parte dos responsáveis pela instituição educacional capaz de solucionar pronta e definitivamente o caso ocorrido bem como prevenir novas ocorrências.

5.2 – Debate
- A conversa com os pré-adolescentes foi bastante proveitosa com muitas colocações interessantes que reforçam os dados do questionário. No entanto, o debate também permitiu às crianças expressarem espontaneamente seu entendimento sobre o assunto, suas vivencias assim como apresentaram suas próprias concepções de solução para solucionar de modo mais eficaz o assunto.
- Todos relataram vivencias tanto pessoais, quanto de amigos, quanto de colegas de sala ou de escola sobre casos de bullying.
- Agressão verbal muito frequente, mas também vários relatos de agressão física. Maiores motivos dizem respeito a casos entre meninas por causa de namorados, mas também por causa do peso – tanto acima quanto abaixo da média – e da etnia.
- Relataram que há muitas palestras e conversas na escola sobre isso, mas eles se sentem muito distantes daqueles que estão realizando essas tarefas.
- Não observam mudanças nos casos específicos que presenciam.

- Propõem grupos de trabalhos que continuamente visitem a escola ou mantenham contato com a turma a fim de evitar, orientando bem como cuidar das vítimas. 

2 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. O assunto abordado na pesquisa realmente precisa de muita atenção, tanto dos educadores quantos dos familiares e amigos daquele que sofre bullying. Adorei a pesquisa!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.